segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Atividades da Escola Dom Hermeto.

Atividades da Escola Cabo Luis Quevedo (Profª Rita Roselaine).





















Aulas práticas- Cabo Luiz Quevedo


* Recorte de gravuras de acidente de trânsito
* Formação de frases referente as gravuras.
* Confecção de painel - Trânsito combina com/ trânsito não combina com

* Visita do cfc Uruguaiana- Apresentação do teatro do CFC Uruguaiana


















































sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atividades realizadas pela E.E.F. Hermeto Pinto Bermudez (Profª Nilda).

Atividades da E.M.E.F. Santa Rita.





COMENTÁRIO SOBRE O PRIMEIRO ENCONTRO



O impacto social negativo quando ocorre um acidente de trânsito resulta em danos materiais, morais muitas vezes irreversíveis.
As pessoas envolvidas juntamente com sua família, vizinhos, parentes vivem momentos de angústia, medo, sensação de que tudo pode acontecer novamente, associam as cenas que presenciaram com fatos já acontecidos limitando sua capacidade de superação, ficam apreensivas e passam essa insegurança para os filhos e pessoas próximas.
Muitos motoristas procuram atendimento psicológico para a reabilitação mental e social, além dos gastos econômicos referente a experiência negativa.
O impacto na sociedade interfere no dia a dia das pessoas quanto ao resultado de estatísticas de acidentes com mortes e danos materiais.
Os dados que são apresentados pelos meios de comunicação quando ocorre um acidente envolvendo um ou dois carros com duas mortes; outro com vários automóveis somente com danos materiais, o povo acha comum e normal acontecer tais fatos, devido a freqüência dessas ocorrências, na mentalidade coletiva isso já faz parte.
Se perguntarmos em uma enquête sobre a causa dos acidentes certamente as pessoas apontam as estradas esburacadas, a impaciência, mas a prioridade está em formar idéias que culminem com a educação no trânsito, onde a vida está em primeiro lugar.
Se cada indivíduo condutor ou pedestre fizer a sua parte, independente , se o outro está ou não em concordância com a lei, o resultado será em benefício de todos.
.............................................................................................................

COMENTARIO SOBRE A LEGISLAÇÃO DO TRÂNSITO


O sistema nacional de trânsito tem por finalidade o exercício de todas as atividades referentes ao trânsito, desde o planejamento até o julgamento das penalidades.
Os órgãos e entidades tem como prioridade a defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente.
Todos os cidadãos devem conhecer as leis do trânsito e praticá-las para garantir a sua segurança e dos outros. Quem desrespeita torna-se infrator sujeito a penalidades e medidas administrativas.
A via terrestre é a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais.
O veículo é dotado de mecanismos utilizados para transportar ou conduzir pessoas, mercadorias e animais de um lugar para outro.
As vias podem ser urbanas e rurais. A velocidade máxima permitida para a via é indicada pela sinalização, o condutor deve obedecer a velocidade indicada pelo sinal; sendo respeitadas as condições de transito e da via, sendo compatível com a segurança , evitando ser fator de risco para os demais usuários.
Todo condutor deverá ter informações detalhadas sobre o veículo para que possa dirigir com segurança, economia e preservação do meio ambiente.
Tanto o condutor como o pedestre devem saber as formas e atitudes para evitar acidentes, conscientizando-se da importância de praticá-las para desenvolver um trânsito seguro.



COMENTÁRIO SOBRE AS OFICINAS


A realização da oficina didática foi importante porque oportunizou aos participantes do curso a confecção de matériais didático referentes ao trânsito, através da utilização de lixo reciclável como: papelão, tampinhas, embalagens, garrafas pet, etc...
Os cursistas divididos em grupos foram responsáveis pela confecção de maquete( carros, prédios, casas, igrejas, praças) e sinais de trânsito.
A experiência foi enriquecedora para todos os participantes pois tornou mais dinâmico o trabalho realizado anteriormente com as palestras.



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA RITA

PROFESSORAS : ROSA MARIA VENTURA E SANDRA MARA PINHEIRO












Atividades da Escola de Educação Infantil Vovó Chica.

Ultimas atividades:

Quinta 29-10:

- Retomada oral sobre o trânsito, como vieram pra escola, quem anda de moto, de bicicleta, a pé, o que passa na rua da escola,
- Organização dos alunos, em fila, para observação do que passa na rua da escola.
- Em sala, rodinha para relatarem o que viram passar na rua da escola.
- Desenho com anilina e cotonete em folha sulfite.

Terça 03-11:

- Conversa sobre o final de semana, relacionando com as vivências deles no trânsito. Alguém viu algum fato diferente no trânsito? Que regras “coisas” vocês acham que devemos ter ou fazer no trânsito?
- Hora do Conto: O Trânsito no Mundinho
- Desenho livre da história em folha sulfite.
Obs: Durante a exposição do livro as crianças já identificaram algumas placas como “pare”, o semáforo, a faixa de pedestre.


Sexta 06-11:

- Modelando com massinha de modelar coisas que tem no trânsito.

Segunda 09-11:

- Conversa sobre o final de semana.dos alunos, relacionando as brincadeiras e o trânsito com a obra de Portinari “Ronda Infantil” onde aparece crianças brincando em um lugar pouco arborizado, no meio da rua e não em um lugar seguro.
- Na quadra: brincando de roda.
- Na sala, desenho coletivo “releitura” da obra.


Sexta 13-11:

- Conversa informal sobre a trânsito e apresentação do filme “ Carros” na brinquedoteca.
- Desenho sobre o filme


Segunda 16-11:

- Construção da mini cidade. Conversa com os alunos sobre o que devemos construir para montarmos a nossa cidade. Com diversos materiais.


Quarta 18-11:

- Pintura coletiva com tinta “Cada um no seu lugar”, onde os alunos após serem questionados sobre o que deve circular na calçada, na rua e o que deve ter nos pátios da cidade, poderão desenhar livremente o que desejar no seu respectivo lugar.

Quinta 19-11:

- Brincando na mini cidade. No pátio da escola.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Relato das atividades realizadas com os alunos.


Prezada Professora. Se você realizou alguma atividade juntamente com seus alunos, mas não registrou em fotos, escreva aqui quais atividades foram realizadas. Caso tenha fotos, envie para o e-mail deste Blog, junto com o relato.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


ATENÇÃO!!
O prazo para postagem das atividades referente aos comentários das palestras realizadas, está sendo prorrogado até o dia 20/11/09. Retomando:
1º Encontro= Palestra sobre Impactos Econômicos no trânsito.
2º Encontro= Palestra sobre Legislação de trânsito.
3º Encontro= Oficina.
Também deverão ser enviadas as atividades realizadas com seus alunos, enviando para o e-mail: cfc.uruguaiana@gmail.com
A Mostra dos Trabalhos realizará-se no dia 21/11/09, Sábado, das 8h30 às 12h, na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana.

Pontos básicos para a construção de uma mini cidade.

O passeio de Bruna.

Dicas de segurança no trânsito.